📍BRASIL🇧🇷
NACIONAL
19/12/2024 23H14
| ALTA DE CASOS DE COVID-19 EM IDOSOS PREOCUPA, SEGUNDO BOLETIM DA FIOCRUZ
........O boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (19), aponta alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 em estados como Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Rondônia e Distrito Federal. O cenário afeta especialmente idosos, mais vulneráveis aos efeitos graves do coronavírus.
Entre crianças e adolescentes de até 14 anos, a SRAG tem maior relação com o rinovírus em estados como Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Sergipe. No ano, o Brasil já registrou 78.739 casos de SRAG relacionados a vírus respiratórios, com destaque para o rinovírus (27,1%) e a covid-19 (19,6%).
O boletim também registra que 63,6% dos casos de SRAG que resultaram em óbito estão associados à covid-19, reforçando a gravidade da doença, especialmente entre os mais velhos. A Fiocruz alerta que, embora 2024 tenha registrado uma redução de 40% nos casos graves de covid-19 em comparação com 2023, o recente aumento nas últimas semanas requer atenção redobrada.
Outro dado preocupante é o crescimento de casos em 11 estados no longo prazo, como Amazonas, Goiás, Paraíba e Santa Catarina, além do Distrito Federal. No curto prazo, sinais de alta foram identificados em regiões como Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Este padrão sugere que o país pode enfrentar novas ondas de casos nas próximas semanas.
Especialistas recomendam que a população adote medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados ou com sintomas gripais, além de priorizar ambientes bem ventilados durante as celebrações de fim de ano. O alerta é especialmente importante para grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades.