
PORTO NACIONAL/TO
| 🚔 OPERAÇÃO PF | POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO "PACTO DE CONCRETO" NO TOCANTINS PARA COMBATER FRAUDES EM LICITAÇÕES E DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Pacto de Concreto no município de Porto Nacional, Tocantins, com o objetivo de apurar crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e associação criminosa. As investigações apontam que um grupo de servidores públicos municipais teria favorecido indevidamente empresas em processos licitatórios, direcionando contratos e possibilitando superfaturamento. O valor total dos contratos supostamente fraudados ultrapassa R$ 15 milhões.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de suspensão do exercício das funções públicas. Os alvos incluem servidores públicos e empresários suspeitos de envolvimento no esquema que manipulava licitações e desviava verbas destinadas a obras e serviços públicos, especialmente relacionadas ao fornecimento de elementos pré-moldados de concreto para a construção de pontes.
O nome da operação, "Pacto de Concreto", faz alusão ao conluio entre agentes públicos e empresários ("pacto") e ao objeto das licitações investigadas, que envolvem estruturas de concreto.
A Polícia Federal continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e determinar o destino dos recursos desviados.