LULA DESTACA “INTEGRAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS” NA CARAVANA DO GOVERNO DO BRASIL EM MINAS GERAIS
Publicada em: 12/12/2025 10:04 -
| LULA DESTACA “INTEGRAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS” NA CARAVANA DO GOVERNO DO BRASIL EM MINAS GERAIS
......O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na quinta-feira (11), da abertura da edição de Belo Horizonte da Caravana Federativa, realizada no Expominas, reforçando o compromisso do Governo do Brasil com o diálogo e a integração entre União, estados e municípios. O evento contou com mais de 4 mil pessoas inscritas e representantes de mais de 600 municípios mineiros.
A iniciativa, que tem percorrido o país com ministros e equipes técnicas, tem como objetivo aproximar gestores municipais e estaduais das políticas públicas federais, ampliando o acesso a programas, serviços e oportunidades. Em seu discurso, Lula destacou que a caravana simboliza a reconstrução de uma relação federativa mais sólida e eficiente.
“Essa viagem pelo Brasil com os nossos ministros não é nada mais, nada menos do que uma integração entre os entes federados. Prefeitos, atendam ao apelo do Padilha. Vão lá no estande da saúde para dizer se vocês querem ambulância odontológica, de tomografia ou de ressonância magnética. Vão dizer o que vocês querem. Porque foi assim que nós fizemos o PAC”, afirmou o presidente.
Durante a programação em BH, prefeitos e gestores puderam receber atendimento e suporte técnico nos balcões de ministérios e órgãos federais, além de participar de oficinas temáticas que qualificam a aplicação de políticas públicas em seus municípios.
Lula também relembrou sua participação, na manhã desta quinta-feira, em Itabira (MG), na entrega de cinco novos aceleradores lineares — equipamentos utilizados no tratamento de câncer — destinados a unidades de saúde de Itabira (MG), Goiânia (GO), São Luís (MA), Marília (SP) e Colatina (ES). Segundo ele, o investimento representa mais um exemplo de como a integração entre os entes federados e o governo federal pode gerar resultados concretos para a população.