BRASIÍLIA/DF
| ALTA DO DÓLAR DEVE FAZER O TRADICIONAL
"PÃOZINHO" FICAR MAIS CARO
......A recente alta do dólar, que ultrapassou os seis reais nas últimas semanas, pode impactar diretamente o preço do pãozinho, um item indispensável no café da manhã da maioria dos brasileiros.

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) já alertou que o preço da farinha de trigo, principal insumo para a produção do pão, deve subir.

O consumidor teme que esse aumento seja repassado para ele ao longo da cadeia produtiva, envolvendo indústrias, supermercados e padarias.

Um dos principais fatores para a alta é que o Brasil não produz todo o trigo que consome, sendo obrigado a importar boa parte do grão. As transações de importação são feitas em dólar, o que torna o produto mais caro quando a moeda americana está valorizada.

Além disso, problemas climáticos durante o ano de 2024 afetaram a safra nacional, forçando o Brasil a aumentar significativamente as importações. Até novembro, essas importações cresceram cerca de 60% em relação ao mesmo período de 2023.

Apesar de o dólar ter iniciado o primeiro dia útil de 2025 em queda, a moeda ainda fechou cotada a R$ 6,16, mantendo pressão sobre os custos do trigo e, consequentemente, do pãozinho.

Deixe seu Comentário