CESTA DE
PÁSCOA ENCARECEU QUASE 15% NOS SUPERMERCADOS; BACALHAU, BATATA E CEBOLA ESTÃO
ENTRE OS VILÕES
A lista de produtos que compõem a cesta Pascoa do brasileiro encareceu mais que os demais produtos do supermercado, de modo geral.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados.
O encarecimento médio dos itens da cesta de Pascoa em 12 meses, até fevereiro, foi de 14,8%, acima dos 14,2% registrados pelo Índice de Preços dos Supermercados, indicador que monitora, mensalmente, a variação de preços de 225 itens de 6 categorias comercializados pelos setor supermercadista.
Também é um aumento superior à inflação oficial acumulada no período, já que o IPCA registrado pelo IBGE nos mesmos 12 meses ficou em 5,6%.
De acordo com o levantamento da Associação Paulista de Supermercados, a batata, cebola e bacalhau, ingredientes do prato típico da Sexta-feira Santa, estão entre os grandes vilões da alta dos produtos da Pascoa.
A cebola encareceu 36%, a batata está 11,7% mais cara e o bacalhau, 7,4%. E o azeite de oliva, que não pode faltar, acumula alta no período de 10,2%.
Arroz e refrigerante estão pesando em torno de 15% mais este ano. E cerveja e chocolate registram altas superiores a 10% nas gôndolas dos supermercados.
Para o setor supermercadista, a Páscoa é a segunda data mais importante do ano. Em vendas, perde só para o Natal.
Por isso, mesmo com a Cesta de Pascoa mais cara, há um certo otimismo. A estimativa é que as vendas este ano cresçam 4,5% em comparação ao registrado na Pascoa de 2022.