
A cada 38 minutos, um homem morre devido ao câncer de próstata. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que revela em seu estudo que 28,6% da população masculina sofre com neoplasias malignas. Em se tratando da segunda maior causa de óbitos entre eles, torna-se fundamental a realização e o engajamento em campanhas de conscientização sobre o tema, como a campanha Novembro Azul. Somente em 2019, foram cerca de 68 mil novos casos no Brasil. Como a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce, o ideal é que a partir dos 45 anos o homem comece a fazer exames preventivos. Quem tem algum fator de risco ou histórico familiar relacionado a algum tipo de câncer deve iniciar a prevenção aos 40 anos. Essa é a grande meta da campanha: levar cada vez mais pessoas aos consultórios em busca de prevenção e cura. De modo geral, a doença atinge mais a população idosa, com cerca de 75% dos casos presentes em pacientes com mais de 65 anos. Cirurgias e radioterapias fazem parte do tratamento, durante o estágio inicial. No avançado, o médico pode entrar com combinações de terapias hormonais. Embora facilmente detectável e curável, a doença assusta por ser silenciosa. Isso significa que apenas os exames periódicos e preventivos conseguem detectá-la.