
Que tipo de consumidor é você? O que vai ao mercado e pega o produto que atende às suas necessidades sem prestar atenção em detalhes, ou o que se preocupa com o impacto que o item causa ao meio ambiente?
Se ficou com a segunda opção, você faz parte de uma parcela da população que cresce a cada dia: a do consumidor consciente.
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, revelou que e 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto feito de modo ambientalmente correto e que 62% dos habitantes do nosso país já boicotaram marcas por desrespeito aos animais e aos direitos trabalhistas, por discriminação de grupos, por crimes ambientais e por posicionamento político.
O consumidor consciente está trazendo muitas mudanças para o mercado e, segundo Iago de Paula, gerente de Vendas Internas e Sucesso do Cliente da eureciclo, causar impactos positivos ao mundo, que antes era o diferencial de poucas marcas, virou uma obrigação:
Essa comunicação na embalagem é uma das formas mais eficazes de mostrar ao consumidor os valores e o posicionamento da marca, já que é nela que ele bate o olho primeiro.
Aqui no Brasil, um dos selos que mais tem se popularizado é o da eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do país. O selo é usado para informar ao consumidor que a marca apoia a reciclagem e cumpre a legislação ambiental, que determina a reciclagem de uma quantidade equivalente a pelo menos 22% da massa de embalagens comercializadas.
O especialista Iago de Paula, explica:
Embalagens de metal, papel, plástico e vidro podem ter o selo da eureciclo, que lembra um sorriso. Além do cumprimento da lei, algumas marcas podem optar por compensar mais do que a quantidade mínima exigida, que pode ser igual a sua ou até mesmo o dobro. Nesse caso, a cada embalagem vendida, duas iguais são recicladas, o que mostra um engajamento ainda maior com a natureza.